...:::...:::...:::...:::...:::...:::...:::...:::...:::...:::...:::...:::...:::...:::...:::...:::......:::...:::...:::...:::...:::...:::...:::...:::...:::...:::...:::...:::...
Ateliê de artes em papel. Ajudamos as pessoas a oferecer carinho e atenção a quem amam, com presentes originais e personalizados.
...:::...:::...:::...:::...:::...:::...:::...:::...:::...:::...:::...:::...:::...:::...:::...:::......:::...:::...:::...:::...:::...:::...:::...:::...:::...:::...:::...:::...

domingo, 21 de outubro de 2012

...:::ÁLBUM TEMÁTICO PERSONALIZADO:::...

Oi, pessoal!
Trago p/vcs um trabalho q amei fazer!
Um álbum temático personalizado q meu querido amigo Orlando encomendou p/dar de presente ao Edu em junho passado.


A história deste álbum é a seguinte:
Como o Edu tava se formando em teatro pertinho da data de seu aniversário, o Orlando queria dar um presente bem representativo desse momento especial da vida do Edu.
Então, encomendou um álbum temático, todo personalizado sobre a peça de Ariano Suassuna "A pena e a Lei", encenada pelo Edu e o grupo dele como conclusão do Curso de Teatro da Casa das Artes de Laranjeiras-CAL, no Rio de Janeiro-RJ.
A cada foto, vou contando sobre a composição/produção deste trabalho a 2 mãos (as minhas) e 2 cabeças (eu e o Orlando), num verdadeiro segredo por diiiiiias a fio! rsrsrs...
Vamos lá?

 CAPA
Revestida c/papel colorplus preto. 
Pesquisei sobre a peça na internet, li o resumo comentado e sugeri q usássemos as cores preto e cru, representando a aridez do sertão; pesquisei também imagens de xilogravuras e encontrei aos moooooontes, o q facilitou muito a concepção de todo o álbum. 
A encadernação, c/fio encerado cru, é em estilo japonês, mas adaptada p/lembrar a costura das roupas e chapéus de couro dos sertanejos. P/dar um toque mais requintado e gracioso, dei o nó de arremate na parte superior, deixando as pontas dos fios maiores, em alturas diferentes, e c/detalhes de contas em acrílico. 
Imprimi o tema da peça, a autoria e a participação do Edu, c/fontes ao estilo de literatura de cordel, e colei numa moldura de papelão holler revestida c/papel reciclado na cor cru e decorada c/figuras, também impressas, de cactos, ou mandacarus, e espinheiros, vegetação típica do sertão nordestino.

Detalhe: capa.

FOLHA DE ROSTO
Informações sobre a peça e a montagem pelos formando do 1º semestre/2012. 
Ao fundo, em marca d'água, imagem de  xilogravura de J.Borges.

Detalhe: folha de rosto, utilizando, no texto, as fontes XILOSA, XILO GALDINO 2, XILO CORDEL LITERATURE e KINGSTHINGS TRYPEWRITER. Estas fontes foram usadas em todo o álbum numa combinação p/dar o efeito de literatura de cordel, combinando c/toda a concepção sertaneja do álbum.

APRESENTAÇÃO
Resumo da obra c/o texto pesquisado e, ao fundo, xilogravura de J.Borges em marca d'água. 

 APRESENTAÇÃO
Continuando c/o texto resumo da obra e xilogravura de J.Borges em marca d'água à esquerda e, à direita, c/a sugestão do Orlando de imagem de cortinas de teatro se abrindo e a frase: "Respeitável público, vai começar...". 
A imagem foi colocada na página em cantoneiras produzidas no mesmo papel reciclado dos textos, especialmente p/imitar a antiga forma de afixar fotografias em álbuns. 

APRESENTAÇÃO
Imagem do cartaz do espetáculo à esquerda e enredo do 1º ato à direita, c/imagem de xilogravura de J.Borges em marca d'água. 
OBS.: O formato de apresentação do ato se repete antes da entrada das fotos de cada um deles.

Detalhe: cartaz do espetáculo.

 1º ATO
Todo decorado com faixas de imagens de xilogravuras variadas encontradas na internet e trechos das falas das personagens da peça, de acordo c/as fotografias a serem inseridas posteriormente pelo Orlando, q me descreveu todas e enviou cópias digitais p/eu distribuir os textos correspondentes a cada uma no lugar certinho. À esquerda, as faixas de xilos, ficam na vertical e, ...

... à direita, na horizontal. 

Detalhe: ilustração do 1º Ato.

  2º ATO
Todo decorado com quadrinhos de imagens de xilogravuras variadas nos cantos, encontradas na internet, e trechos das falas das personagens da peça, do mesmo modo descrito no 1º Ato. Esquerda e...

... direita. 

Detalhe: 2º Ato - Joaquim = personagem do Edu.

 3º ATO
Todo decorado com trios de imagens de xilogravuras variadas encontradas na internet e trechos das falas das personagens da peça, distribuídos aleatoriamente, do mesmo modo descrito nos 1º e 2º Atos. Esquerda e...

... direita. 

Detalhe: 3º Ato - Joaquim = personagem do Edu.

FINALIZAÇÃO
À esquerda, foto do elenco.
À direita, lista c/os nomes dos atores participantes da peça e do diretor. 

Detalhe: elenco e direção.

FINALIZAÇÃO
Continuação da sugestão do Orlando de imagem de cortinas de teatro se fechando e a mensagem de aniversário q ele mesmo escreveu p/o Edu. 

FINALIZAÇÃO
Contracapa, c/a logomarca ArteMagistra. 

FINALIZAÇÃO
Capa traseira. 

ENCADERNAÇÃO
Detalhe da lombada. 

EMBALAGEM
Caixa c/arte semelhante à da capa, também utilizando moldura de papelão holler. 

EMBALAGEM
Ao abrir a caixa, tudo embaladinho c/papel crepom decorado c/poás pretos e fechado c/um adesivo ArteMagistra. 

 EMBALAGEM
Ao abrir o papel crepom... o álbum!


OBSERVAÇÕES FINAIS:
De todos os atos, mostrei apenas 2 páginas de cada. 
No total, este álbum ficou c/30 páginas, entre textos e fotos, e, p/as fotos não grudarem umas nas outras, tem uma folha de papel arroz entre as páginas.
Medidas do álbum: Tamanho A4 = +/- 21x30cm.
Fotos em tamanho 10x15cm, num total de 44 fotos.
P/ler o resumo da peça, texto utilizado neste álbum, clique aqui
P/saber mais sobre J.Borges e sua arte, xilogravuras utilizadas neste álbum, clique aqui


 É isto, meu povo! Espero q vcs gostem tanto quanto eu gostei de fazer!
Obgda ao meu amiguinho lindo do coração pelo desafio e pela oportunidade de criação, c/sua fundamental ajuda!
Bj grande a tds!

3 comentários:

  1. Todo trabalho feito com muito capricho!
    Costura impecável!

    ResponderExcluir
  2. Nada entendo de scrap.... mas "sinto" a alma da artista. Lindo!

    ResponderExcluir
  3. estou apaixonada!!!
    quero um para aminha formatura!
    bjs
    Flavia

    ResponderExcluir

Seu comentário me deixa muito feliz!!!
Obrigada e volte sempre!